Traços - Novel - Capítulo 17
— É inevitável ouvir as pessoas dizerem que estou usando meu filho para fazer negócios, mas, sinceramente, só gostaria que Jaekyoung fizesse alguns comerciais. Como sabem, a natação não é tão popular quanto o beisebol ou o futebol americano, e não é um esporte em que se possa assinar um contrato de salário anual com qualquer pessoa. No máximo, só é possível receber prêmios em dinheiro nas competições, mas o prêmio em si não é tão bom. Pelo menos há vários tipos de competições nos EUA e na Austrália, mas não na Coreia. Mesmo que tenha uma pensão olímpica, ela não é tão grande se você a calcular com base no seu salário por toda a vida. É praticamente impossível encontrar outra solução agora, e como você se dedicou muito desde jovem, espera não passar dificuldade pelo resto da vida depois de se aposentar. Não é isso que os pais desejam?
— Concordo.
Jiheon acenou com a cabeça em concordância. Embora sua resposta tenha sido breve, ele entendeu perfeitamente os sentimentos da Sra. Shim. Talvez todos os pais com filhos atletas se sentissem da mesma forma. Como ex-atleta e agora alguém que trabalha para apoiar os atletas, ele simpatizava com a Sra. Shim mais do que qualquer outra pessoa.
— O motivo pelo qual eu queria que Jaekyoung assinasse com a Kavva era porque os termos de seus contratos eram incrivelmente bons. — A Sra. Shim continuou com um suspiro.
— Porém, eles insistiram que, para Jaekyoung assinar sob esses termos, ele tinha que participar das Olimpíadas no próximo ano. Jaekyoung já se decidiu.
— Perdão, senhora. Eu estava pensando se deveria perguntar ou não. — Jiheon interveio com cautela.
— Por que Jaekyoung está se recusando a participar das Olimpíadas?
— Em vez de se recusar a ir às Olimpíadas, ele simplesmente quer parar de nadar definitivamente. — Esclareceu a Sra. Shim.
— Ele quer encerrar a natação até o final do ano.
— Por quê? Há algo errado com sua saúde física…?
— Não, não é por causa das lesões. Ele apenas não quer mais continuar. Seu objetivo, desde o início, sempre foi o Grand Slam e, assim que o conseguir este ano, ele planeja se aposentar.
Pareceu que se o Grand Slam fosse ainda possível no próximo ano, ele teria ido em busca dele.
— Ninguém é capaz de vencer sua teimosia. Kavva me pediu para tentar persuadi-lo, mas se ele fosse o tipo de pessoa que escutasse, já teria feito isso. Ele concordou com todos os meus desejos em relação a assinar com uma agência e filmar comerciais, mas não consigo convencê-lo a participar das Olimpíadas.
Foi o que ela disse, mas era evidente que a Sra. Shim deve ter tentado persuadir Jaekyoung pelo menos 20 vezes, dada a sua personalidade. Isso porque Jaekyoung nem sequer fingiu considerar a possibilidade.
— É por isso que eu também não queria que ele assinasse com a Kavva. Os dois lados são muito teimosos. Por fim, não havia outra escolha a não ser ir para outra agência. Sinceramente, não achei que seria a Spoin, porque os termos do contrato são um pouco diferentes das outras empresas. Francamente , o pagamento inicial é muito pequeno.
— Entendo…
Jiheon abaixou a cabeça como se estivesse envergonhado. Ele presumiu que a empresa havia estabelecido um valor razoável, mas parecia que não era o caso. Quanto às outras empresas ofereceram? Será que elas tentaram seduzir Jaekyoung vendendo o prédio da empresa?
Mais uma vez, ele percebeu o quão forte era o desejo e a ganância da indústria por Jaekyoung e o nível de determinação de cada um.
No entanto, a Spoin, decidida a derrotar todas as outras empresas e descartá-las, conseguiu arrebatar Jaekyoung. Jiheon só podia imaginar o tumulto se os termos do contrato fossem revelados.
— Fiquei um pouco surpreso quando ouvi Jaekyoung mais cedo, mas depois de refletir um pouco, acho que não foi uma decisão ruim. Soube que Jaekyoung mencionou que filmaria muitos comerciais. — A Sra. Shim disse, levantando sua xícara de chá mais uma vez.
— Ah, sim.
Jiheon respondeu prontamente e continuou:
— Mas, de alguma forma, percebi que ele estava relutante. Descobri que Jaekyoung inicialmente queria filmar três comerciais.
— É porque eu disse a ele para filmar apenas 1 ou 3 comerciais.
A Sra. Shim disse, tomando um gole de chá. Dessa vez, manteve a xícara na mão sem colocá-la na mesa.
— Então, quando ele mencionou que assinaria com a Spoin e filmaria vários comerciais, achei que ele concordaria em fazer no máximo mais alguns. Mas ele decidiu fazer todos os comerciais que a empresa pedisse, o que me surpreendeu muito. Queria saber o que você fez para convencer ele.
— Nada, não fiz nada.
Jiheon disse com uma risada proposital para esconder seu constrangimento.
— É que Jaekyoung entendeu bem a situação e como funciona.
— Essa é a parte mais surpreendente. Ele nem mesmo fingiu ouvir a Kavva quando tentaram persuadi-lo dez ou vinte vezes.
De repente, Jiheon se lembrou da conversa frustrada da equipe de Kavva ao telefone no saguão do hotel. Pela primeira vez, ele sentiu um pouco de pena dessa empresa ao se lembrar da luta deles para se comunicar com Jaekyoung.
— De qualquer forma, considerando isso, achei que seria um desenvolvimento positivo. Filmar vários comerciais sem um pagamento inicial parecia muito melhor do que filmar apenas três com um adiantamento.
Parecia que a Sra. Shim não pretendia mais esconder seus sentimentos ou fazer as coisas parecerem plausíveis.
Ela não tinha motivos para fingir que já estava preparada para ouvir que estava usando o filho para fazer negócios. Em vez disso, ela achou melhor ser honesta sobre o aspecto financeiro, ganhar dinheiro e discutir a definição de mais cronogramas de publicidade após conversar com a empresa.
Do ponto de vista da empresa, era mais fácil apoiar alguém que comunicava claramente suas metas. Por fim, se ela quisesse dinheiro, mas não queria dizer isso abertamente, e continuasse discutindo outras coisas desnecessariamente, isso só causaria problemas para a empresa mais tarde.
Em vez disso, teria sido melhor declarar os requisitos desde o início. Dessa forma, a empresa pôde alinhar seu apoio ao acomodar as exigências do atleta o máximo possível. Essa era a única maneira de minimizar conflitos desnecessários.
— Parece que Jaekyoung quer assinar o contrato o mais rápido possível. Eu penso da mesma forma. Soube que você traria o contrato na sexta-feira, certo? Se você tiver um rascunho pronto, por favor, me envie primeiro por e-mail, pois editar o rascunho nesse momento pode atrasar as coisas até a próxima semana. Se houver algo que precise ser modificado, revise com antecedência. E se você trouxer o contrato pronto na sexta-feira, vamos assinar na hora.
A Sra. Shim sempre foi uma pessoa ativa. Jiheon ficou impressionado com a personalidade forte dela há dez anos, e agora, estando no mesmo barco, ele achou impressionante seu ativismo.
Na verdade, a elaboração do contrato não demorou muito, pois se baseava no plano padrão com as modificações necessárias. Entretanto, o processo de revisão do rascunho em consulta com o atleta poderia ser desafiador. Resumindo, ele pode ser concluído em dois ou três dias, mas, a longo prazo, pode levar vários meses ou até um ano ou mais.
Embora Jiheon acreditasse que era importante apresentar o contrato para Jaekyoung dentro de 48 horas, ele sabia que a assinatura do contrato dentro desse prazo poderia não ser possível. No entanto, com a ajuda da Sra. Shim, ele esperava que Jaekyoung pudesse de fato assinar o contrato na sexta-feira imediatamente.
— Obrigado, senhora. Faremos o possível para alcançar resultados satisfatórios e agradecemos a confiança que a senhora depositou sobre nós.
— Estarei sob seus cuidados, — disse Jiheon com sinceridade.
Dois dias depois, na tarde de sexta-feira, sete pessoas da Spoin se reuniram em um hotel em Jamsil.
O CEO Kang, o Gerente do Departamento de Marketing Jiheon, o Diretor do Escritório de Suporte Estratégico Jin, a Líder da Equipe de Administração Lee e três outros advogados participaram da reunião. Um advogado pertencia à equipe jurídica da Spoin, e os outros dois eram especializados em assuntos relacionados à agência que o CEO Kang havia solicitado e trazido para esse contrato.
Pelo fato de que o CEO Kang estava acompanhado não por um, mas por três advogados, Jiheon pôde deduzir vários fatos.
Primeiro, o CEO Kang sentiu muita pressão na contratação de Jaekyoung.
Segundo, o CEO Kang não confiava totalmente em Jaekyoung.
E, terceiro, o CEO Kang estava determinado a finalizar o contrato de alguma forma até o final do dia.
Talvez a outra parte sentisse o mesmo. Do outro lado, além de Jaekyoung, sua mãe e o Diretor Choi da federação, havia outro rosto desconhecido – um advogado enviado pela federação para revisar o contrato.
Como o advogado foi enviado pela federação, e não contratado diretamente por Jaekyoung, Jiheon pôde inferir a atitude da federação em relação ao contrato.
Eles não estavam muito satisfeitos. Eles pareciam ansiosos para encontrar falhas no contrato e persuadir Jaekyoung a rejeitá-lo.
Havia apenas um motivo para a federação não gostar de Spoin. Era porque eles haviam recebido algo da Kavva. Eles devem ter recebido dinheiro na condição de ajudarem a Kavva a fechar o contrato com Jaekyoung, e teriam recebido mais quando o contrato fosse finalizado.
Isso era tão comum nesse setor que poderia ser chamado de costume. Se a melhor estrela do esporte assinasse um contrato com a maior agência da Coreia, não seria benéfico para ambos? Afinal, tudo isso era para os atletas, e eles satisfaziam o propósito um do outro quando formavam uma dupla.
Não havia como o CEO Kang não estar ciente desse fato, então, assim que se sentou, ele rapidamente pegou o contrato e disse:
— Como mencionei antes, este é o contrato que elaboramos depois de consultar a Sra. Shim.
O CEO Kang apresentou o contrato, destacando que havia consultado a mãe de Jaekyoung.
Jaekyoung pegou o contrato, aparentemente sem problemas, e o examinou rapidamente. Ficou claro que ele não estava lendo corretamente pela velocidade com que folheava o papel.
Sem sequer ler as últimas páginas, ele imediatamente o passou para sua mãe.
— Dê uma olhada.
A Sra. Shim examinou meticulosamente o contrato em nome do filho, junto com o Diretor Choi e o advogado.
A equipe da Spoin observava nervosamente e, de repente, Jaekyoung se levantou do sofá e disse:
— Hyung, vamos conversar um pouco.
.
.
.
LILITH TRADUZ (@lilithtraduz)